5.5.08

Seguramente



Quando é que tudo começou? Foi em 1936, os etíopes ainda resistiam na Abissínia e a invasão do Suez não passava de uma miragem. O meu exército nada mais era do que um conjunto de chefes obtusos e de material obsoleto e, para transformar a Itália numa nação digna de se sentar, por fim, «à mesa da conferência da paz», precisava rapidamente de aumentar a minha produção industrial. Isso, por seu turno, exigia a conquista da Abíssinia e, quem sabe, a anexação da Albânia. Felizmente, tinha algum tempo; afinal, tudo começa em 1936. Ou não?

Não, em definitivo; tudo começa em 2003, quando adquiri, por mero acaso, Hearts of Iron, seguramente o melhor jogo de grand strategy de sempre para pc. Desde então e até hoje, ainda não me fartei. À testa das mais diversas nações, da Alemanha nazi ao Império japonês, passando pelos EUA, esse gigante adormecido, o Reino Unido, e até de Portugal, posso dizer que Hearts of Iron não terá muitos segredos para mim. Muitos não terá, mas ao fim de cinco anos de jogo, no total serão literalmente meses em frente a um pc, Hearts of Iron é como o vinho do Porto: só melhora.

Ainda hoje, qual Benito Mussolini qual caralho, Lúcio Ferro conduziu os exércitos e a marinha italiana a sucessos inimagináveis (não menciono a força aérea porque, infelizmente, foi virtualmente aniquilada num raid de surpresa da RAF - raios esses aviões vão fazer-me falta!) Estamos em Junho de 1941, já passei o Suez, tomei a Palestina, controlo a Síria e preparo, febrilmente, com a ajuda de um corpo expedicionário «tedesco», chefiado por Von List, a invasão do Iraque. No flanco sul, após ter o ano passado perdido toda a Abissínia para os britânicos, sorrio na presença de Graziani e de Bastico, os meus marechais de opereta a quem apenas confio missões defensivas. Com um outro corpo expedicionário alemão, chefiado pelo meu general favorito - Guderian - Iremos lançar nova ofensiva e o objectivo final desta é nada mais nada menos do do que a decisão da guerra em África!

Hearts of Iron. Quando a diplomacia chega ao fim, começa a guerra.