21.9.07

Les grands esprits toujours se rencontrent

Então, pá, sempre cumpriste aquilo a que te propuseste hoje? O que era mesmo? Tinhas que acordar bem cedinho para ir à faculdade ver das listas e das inscrições, não era? Pois era, pá, pois era! Depois, estavas numa de ir à EDP resolver aquela questão do pagamento, se bem me recordo. Sim, falas bem! Ah! Sempre foste à Segurança Social resolver a tal dúvida e pôr tudo em pratos limpos? Pois, isso... E na farmácia, sempre te trataram da tal declaração? Epá, sabes… Conta, conta que eu quero saber como foi essa tomada de consciência que te disse «Olha lá, tu põe-te a toques, meu docinho. Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje. Olha que o mundo não perdoa, passam-te a perna e és deixado para trás.» Pois, então, lá acordei cedinho para tratar de tudo, devia ser umas dez da manhã… Ena! Dez da manhã! Que madrugador! Lá fui para a faculdade ver das listas e das inscrições. Devia ser cerca da uma e picos da tarde quando lá cheguei e o departamento estava fechado para almoço. Mas lá encontrei a prof e ela disse-me que aquilo ainda estava em processo e tal… e a conversa lá avançou pr’ós vários verbos perceptivos, computadores, congressos universitários… Bem, suponho que aproveitaste a deixa para ir tratar das outras coisas. Pois, então! Foi exactamente o que pensei... E lá foste! …mas encontrei o meu melhor amigo, sabes como são estas coisas, les grands esprits toujours se rencontrent e tal, fomos almoçar lá na cantina, beber umas cervejitas, pôr a conversa em dia, dar uma olhadela pelos corredores e mancar o sangue novo que se passeia pela facultatis. O gajo até é importante, convém manter o contacto e tal. Mas, fui tratar do resto, fui! Ah, pois! Aqui o menino quando decide uma coisa, não se fica pelos ajustes! Aqui não há pão p’ra malucos! Gosto de te ouvir falar assim, pá! É isso mesmo! Motivação! Determinado e expedito! Conta lá como correu na EDP, então! Então, cheguei lá… e estava fechado. Eia, que azar, que azar! Lá terá que ficar para outro dia. E na Segurança Social? Pois, sabes como é, eles fecham cedo, de modo que… Vejo, vejo… os preguiçosos, né? Mas, suponho que na farmácia até te safaste. Afinal, nem a dois minutos fica da tua casa! Pois, isso… A directora vai ficar uma semana no estrangeiro e coiso, pelo que também não foi hoje. No estrangeiro? Essa malta não quer é mexer uma palha, é o que é! Pois! Mas, suponho que te divertiste, pelo menos… Ó, sim! E, agora, que te propões a fazer? Agora? Agora, vem aí o fim-de-semana e tu bem sabes que para mim fim-de-semana é sagrado. Nem prá frente nem pra trás! Não faço pevide. As tarefas ficam para os dias de semana! Tenho dito! É isso mesmo! Nem sabes como invejo os gajos como tu: disciplinados e cumpridores! É assim mesmo! Sabes que isto, na vida, um gajo tem que ter pulso! Pulso e garra!