17.2.09

Haja paciência

Este senhor, numa atitude verdadeiramente original, veio dizer numa entrevista que, dentro de dois anos, deixa de escrever. É só acabar o livro que tem em mãos e pronto, ponto final. De facto, este anúncio de Lobo Antunes é verdadeiramente inaudito.

Não me lembro de um único escritor (e olha que eu já li muitos) que tenha vindo anunciar que pendurava a caneta, que ia para a reforma, so to speak. Os que o fizeram, fizeram-no sem dizer nada a ninguém e na maior parte das vezes negando-se mesmo aposteriori a dar quaisquer explicações.

O que é que este tipo, em particular um escritor assim assim, nada do outro mundo, pretendeu com este anúncio, tão bombástico quanto vácuo? Uma vaga de fundo a clamar pela continuidade do seu labor?.. Testar a sua popularidade?.. Vender mais umas cópias da próxima oeuvre à pala de ser a última?..

Não sei, não percebo, ou por outra, o que sei é que é estúpido, é ridículo, como se escrever fosse ser jogador de futebol, mediador de seguros ou outra profissão qualquer: «vou reformar-me amigos, num escrevo mais, é tempo de gozar a vida, fiquem bem».

Puta que te pariu Lobo Antunes, escreve ou deixa de escrever ou vai tocar umas punhetas ou lá que uso pretendes dar à mãozinha, agora que a tens livre e desocupada. Grande patêgo.