26.2.09

Finesse


O que é que distingue F.C. Porto, Sporting clube de Lisboa e Bayern de Munique? Seguramente, não é Paulo Futre, nem tão pouco o estádio do Prater, em Viena, e muito menos um toque precioso de calcanhar. Será a diferença no goal-average? Hmm.
Será a entrega dos virtuosos à paixão do jogo? Ou será que é uma forma diferente de encarar esta vidinha do dia à dia? Sinceramente, embora tenha dedicado a esta matéria horas infindáveis de reflexão, não logrei descortinar o raio gama da questão, mas cheira-me (é só um «suponhamos» para o fim-de-semana que se avizinha), cheira-me, dizia, que tem qualquer coisa a ver com heróis e com vilões, com banda desenhada e com uma editora de comic books (não, são são «livros cómicos», embora às vezes...), a tal da Editora Marvel e o tal do Bruce Banner.
Mas isto, na verdade, não passa daquilo que eu digo e, claro, haverá perspectivas diferentes, umas mais «verdes» de raiva do que outras, algumas mais apropriadas à compreensão do que se passa no «verde» do relvado, e outras ainda, «verdes» da esperança que voa nos olhos duma criança sem jamais aterrisar em prado algum. Enfim, tudo coisa de que gosto, e muito. Um pouco como gosto de ler António Botto.