10.2.09

Eureka


Estou a ter uma ideia. Sinto-a ganhar forma, contornos, especificações, pré-requisitos. E que bela que me parece esta ideia. Não é lá muito original, já sabem que a minha mente, à semelhança da maior parte das vossas, funciona basicamente por raciocínio analógico; quer dizer, é uma ideia original para Portugal, já se começou a fazer lá fora, aqui não tenho pontos de referência mas, se lá fora fazem… Isto, embora, mesmo que lá fora os resultados permaneçam ambíguos, para utilizar um adjectivo mais ou menos «neutral».

Que ideia do caraças. Com o tempo e com dedicação da minha parte, esta ideia pode ajudar-me a resolver uma data de problemas. Pode ajudar-me a fazer aquilo que mais gosto de fazer e a ter o suficiente para o poder fazer sem ter de olhar para o lado à procura de meia dúzia de tostões para comer ou para fumar os cigarros que me alimentam as ideias. Esta ideia pode também ajudar outras pessoas a terem um quotidiano melhor, o que é sempre subjectivo, bem o sei, mas, dentro dessa subjectividade, é uma ideia que pode ajudar outras pessoas, dar-lhes um pouco de gratificação, um pouco de prazer fora do ramerrame das suas existências quotidianas. Afinal, quem não gosta de sonhar? Quem não gosta de sair de si? Quem não gosta de «viajar»?

Terei a ousadia de levar a ideia à prática? E se for um fracasso? E se falhar miseravelmente e ainda por cima for alvo de chacota? Falhado já eu sou, sempre fui, mas alvo de chacota… Isso era bem pior, pelo menos, apesar de falhado, ninguém faz chacota de mim, sinto que há um certo respeito pelo meu falhanço pessoal, um pouco como se pensassem: este tipo tem talento, é uma pena…

Agora a chacota? Bem, no fundo não seria «eu» pessoalmente que seria alvo de chacota, seria ele, o «Lúcio». Mas não serei eu, o tipo que está a ter a ideia, pelo menos em parte, minto, em larga medida, uma personagem de ficção que eu próprio criei e que às vezes parece ter vida própria, o tal do Lúcio Ferro?..

Depois, há uma outra questão ainda, se desenvolver a ideia e a levar à prática, é certo que poderei (um grande mas) obter benefícios de que necessito com urgência, contudo, mesmo se assim for, é certo que com estes virão também responsabilidades e deveres, numa palavra, «constrangimentos», pouco importando serem auto-impostos ou não, estes passarão a desempenhar um papel chave na minha acção e até que ponto não serão esses «constrangimentos» conflituantes com as minhas ambições criativas?

Até ver, estas desenvolveram-se com um único «constrangimento»: tentar alcançar o melhor desiderato possível aos meus olhos e aos meus olhos apenas; não que viva no vácuo e que não me importe o que os outros pensam, bem pelo contrário, é também ponderando as suas opiniões que tento «melhorar» a minha acção, só que, em última análise, sendo a acção criativa das mais solitárias que conheço (isso e bater uma), cabe-nos a nós escolher, decidir, apostar, mesmo quando o fazemos contra a maré vigente.

Se desenvolver a ideia, será que essa liberdade de escolha não ficará coarctada?

Disse Mussolini, entre outras barbaridades mais ou menos acertadas, que era preciso ousar: «Ousar é uma necessidade humana» e viu-se como acabou Mussolini. Sim, não sou Mussolini, nem sequer tenho perfil de Rolão Preto, quanto mais, mas… E se eu ousasse?