25.9.08

O Ferro e os cães danados

Cheguei ao bar do Ferro deviam de ser um quarto para as três e o Ferro fez de conta que não me viu, que não me conhecia e só por causa disso eu mandei foder um cliente cujos olhos me desagradavam e enfiei uma mão cheia de dedos no focinho dum tipo que conhecia de outras andanças e que sempre me tinha desagradado.

Não buliu nem tugiu, o porco, e assim ficámos: o Ferro mudo mas cheio de mãos ao balcão, o outro cliente espavorido a esfumaçar como uma criança, o sangue do porco a espichar pelo chão e eu cheio de adrenalina com cara de que matava quem quer que fosse que se atrevesse a desafiar-me ou a meter-se à frente do meu caminho e o meu caminho passava pela verdade e foi a verdade que ao escarrar para ao chão sem pruridos lhe pedi que me contasse porque estava farto de truques e de truques de magia com ou sem mãos ao balcão.

O Ferro, cheio de rouquidão, riu-se largo e longo, abriu a bocarra como se estivesse junto do meu pai, como se estivesse lá no mato em África, em Moçambique, onde nasci, algo de que ele nunca me tinha falado, jamais me dissera do capitão Braga Mello e duma Joana minha mãe, de quem eu sempre quisera ouvir dizer e por fim falou, à medida que o outro tipo se escondia, merdoso de medo, numa pronúncia que ecoava admiração e suor misturados e tempos que se lhe revolviam nas memórias, como se não soubesse do que é que eu queria que me falasse:

«Raios te partam, Jorge ou Picasso ou Lúcio ou lá como te chamas, deste cabo do nariz ao Mangas, deste cabo do Mangas, arrrumaste o Mangas!»

Este, feito parvo, ainda tentou levantar-se mas, ao pontapé, expulsei-o porta fora sem quem ninguém se atrevesse a mexer no filme e assim possesso zarpei como um doido enganado mexido mas seco até ao carro buscar um barra e acabei de lhe arrumar a fronha só para que não julgasse que estava a brincar, só para que percebesse que não estava a gozar e só para mostrar ao outro otário que se escondia atrás do cigarrro e mais de que tudo ao Ferro que só porque o Velho tinha morrido numa cama, o Velho - o nosso amigo Velho - e só porque o estúpido do Olívio se tinha feito assassinar com três balázios e mesmo que o Ferro fosse um sacana dum traidor eu estava ali - com uma barra de aço - e ninguém fazia pouco do grupo dos cães danados.