9.6.08

Frases detestáveis

Suponho que todos teremos frases ou expresões que detestamos ouvir, que nos provacam ansiedade e, às vezes, até raiva e desespero mas perante as quais somos completamente impotentes ou seja, é ouvi-las e calar. Uma das frases que mais detesto mas que no entanto tenho de gramar com cara alegre é a seguinte: «Está para assinar».

Há vinte anos - desde que trabalhei pela primeira vez - que ouço esta frase com muita regularidade. «Está para assinar» já me causou problemas de toda a ordem, porque quando «está para assinar» é porque não está na minha conta bancária.

Hoje, mais uma vez, voltei a ouvi-la e, de novo, fui sacudido por uma insofismável sensação de asco, em tudo igual à da primeira vez em que ouvi «está para assinar», quase há vinte anos.

Os leitores que sejam mais novitos podem até nunca terem escutado estas palavrinhas mas nada temam, diz-vos aqui o Lúcio, habituado a lidar com toda a espécie de filhos da puta que têm tempo para tudo menos para, sim, adivinharam, «assinar», que mais dia menos dia o «está para assinar» deixará uma marca indelével nas vossas vidas.

Isto dito, tenho de ir trabalhar, porque o trabalhinho, é verdade, «nunca está para assinar», bem pelo contrário: «já devia era estar feito» - outra frase filha da puta, especialmente em conjunção com a anterior. Boa semana.

PS- Tivesse eu uma moedinha por todas as vezes em que me dirigiram um seco «está para assinar», geralmente aconpanhado por um «ligue na sexta, depois das três» (topam a coisa, para não dar mesmo hipótese?) e muito possivelmente estar-me-ia borrifando para essa frase. Que corja e ainda dizem que os ingleses é que são fleumáticos. Fleumático é levar com esta corja de bandalhos «assinantes» e ainda ter de agradecer a benesse da «assinatura».