21.3.08

Falta de respeito pelo respeito

Chegou à Internet, passou para a Televisão e faz hoje as primeiras páginas dos jornais. Estou a falar do vídeo em que uma professora e uma aluna se digladiam pela posse do telemóvel desta última e com o qual a maior parte de vós estará, mass media oblige, suficientemente familiarizado.

O que achei interessante neste episódio não foi o vídeo em si, (actually there was no punching nor blood), mas as duas linhas de pensamento que de imediato a sua divulgação ao grande público suscitou.

A primeira foi a de «colar» o dito episódio à reforma da Educação em curso, como se um «fait divers» destes estivesse directamente relacionado com o novo sistema de avaliação dos professores. Nada de mais demagógico. Podem procurar-se muitos motivos para um assim denominado «aumento da violência por parte dos alunos sobre os professores», que nenhum destes terá coisa alguma que ver com o novo sistema de avaliação, o qual aliás ainda nem sequer entrou em vigor.

A segunda linha de pensamento é, pelo menos na aparência, mais ponderada; a tese resume-se ao seguinte: as alterações sociológicas da nossa sociedade levaram a que as pessoas, nomeadamente os mais novos, perdessem todo o respeito que é devido a figuras de autoridade, ou seja e neste caso, os professores. Esta tese no fundo diz muito da mentalidade lusa: o que é preciso é «respeitinho» pela «autoridade».

É triste ver ambas as teses repetidas até à exaustão por comentadores, políticos e professores. A primeira está completamente errada e serve os interesses corporativos de uma classe em particular, a quem o vídeo – nesta altura – dá um jeitaço bestial. A segunda não o está menos e não representa mais do que a reformulação de valores antigos com roupagens mais ou menos modernas. O que é preciso é respeitinho pelas figuras da autoridade. Sinto alguma tristeza em verificar que essa opinião é quase unânime, pois para mim só demonstra que a malta pouco ou nada aprendeu nestes últimos trinta anos.

Meus amigos, o respeito não é um posto automático e vitalício; o respeito conquista-se e merece-se. Os bons professores são-no também por causa disso. Porque se dão ao respeito. Os que não se dão ao respeito, por muito bem preparados que estejam sobre as suas matérias, nunca serão bons professores.

PS- Escusam de me vir com casos particularíssimos das escolas de bairros degradados onde há tráfico de droga, violência generalizada e miúdos problemáticos. São uma minoria e este «fait divers» teve lugar numa escola dita «normal».

PS2- Quando eu era aluno do secundário participei pelo menos em dois episódios mais ou menos semelhantes a este. Na verdade, quando se juntam 20 ou 30 adolescentes numa sala de aulas é naturalíssimo que estes «provoquem» o professor a ver até onde «a coisa dá». De entre as dezenas de professores que tive, duas acabaram por se afastar do ensino com esgotamentos nervosos. De quem foi a culpa? Não sinto qualquer orgulho desses momentos em que, juntamente com os coleguinhas, atazanei duas professoras ao ponto de estas se terem afastado, mas tão pouco me sinto culpado. Dizem os livros da psicologia que os adolescentes assim agrupados quase sempre terão comportamentos tribais e por vezes tendência para a violência. A culpa foi das professoras? Também não me parece, é certo que não tinham calo, nem preparação para lidar connosco, mas pronto. A culpa, seguramente, está com quem não as preparou e as lançou às feras daquela maneira. Agora, também é verdade que muitos outros professores eram igualmente lançados às feras e estas (nós próprios) não os mordíamos. Porquê? Porque eram professores que se davam ao respeito.