17.12.07

Ruão, Cornualha



Hoje aprendi uma data de coisas novas. Entre outras que há uma terra chamada "Ruan" que fica na Cornualha. (Sim, eu sei que não sabem onde é, mas não se preocupem, é um sítio giro e quando tiverem oportunidade façam o favor de se informarem, se não desejarem ir muito longe há até uma aventura dos Famous Five que se passa lá).

Sempre pensei que "Ruan" fosse uma referência a Ruão, uma famosa cidade francesa. Aliás, em francês, "Ruan" é "Ruão" em português. Mas, no caso em apreço, não podia ser, pelo menos a acreditar numa escritora que conheci, traduzi e "aprendi sobre" hoje. Não podia ser porque "Ruan" fica a norte de "Altringham", uma outra cidade bonita no condado de Chester, Inglaterra.

O que é isto interessa? Muito. No meu caso particular pode ser a diferença entre ter euros no bolso e não ter. Para vós, e, para mim ainda, interessa porque me deu um banho de humildade. Aqui estava eu armado em esperto (Ah, tou a ver, Ruan é Ruão em França) quando não era coisa nenhuma. As aparências desiludem e quem julga que sabe tudo muitas vezes não sabe nada. Algo que todos nós, por vezes, esquecemos.


Foto via Promenade du Feu