8.12.06

Escolhas difíceis


São agora dez da noite de um chuvoso e negro dia de Janeiro. Carlos conduz furiosamente estrada fora, amaldiçoando a sua sorte a cada metro. A vida até lhe corria bem. Aliás, nunca correra melhor! Então, porque tinha que se meter em enrascadas destas? Tinha um casamento estável, um bom emprego na empresa do sogro e uma esposa leal e dedicada. O futuro garantido. O que mais podia pedir? Como sempre, Carlos agira por impulso em vez de usar a cabeça. Se pelo menos pudesse voltar atrás, nunca se teria envolvido com ela, poupando-se agora a uma das decisões mais difíceis da sua vida.

Carlos conhecera Madalena numa galeria de arte. Não que fosse propriamente um artista, nem sequer um entendido. Um simples apreciador, de cores, linhas, sentimentos, fantasias alheias. Já Madalena estava a tirar o doutoramento em arte. Encontraram-se por acaso, ao contemplarem lado a lado o mesmo quadro de um qualquer artista. Madalena era esbelta. O seu rosto transmitia paz e tranquilidade, mesmo sob a capa de concentração. Os olhos negros estudavam atentamente o quadro, e o cabelo liso e longo apanhado atrás revelava o seu pescoço delicadamente esculpido. Era uma beleza diferente, de atenção, de pormenor. Carlos reparara na elegante mulher e logo soltou um comentário acerca do quadro. Madalena, escondida por um discreto sorriso, apressou-se a corrigi-lo... de forma educada e cortês, claro está. Seguiu-se o convite para uma bebida, o qual ela hesitantemente aceitou. O resto é história: apaixonaram-se (mais ela por ele do que ele por ela), casaram-se e a vida de Carlos logo começou a endireitar-se. O sogro, bem na vida, dono de uma empresa, reconheceu o potencial de Carlos, e prontamente ofereceu-lhe um emprego. Carlos não era um encostado! Pelo contrário, o sogro fizera sempre questão em tratá-lo como um empregado comum e, se ocupava a posição que ocupava naquela empresa, foi porque trabalhou e subiu a pulso. Toda a sua vida trabalhara duro para sobreviver, para ajudar uma mãe doente e uma família de mais dois irmãos, abandonados pelo bêbedo do pai. Agora, tinha a vida pela qual sempre lutara. A vida à qual tinha direito. No entanto, duvidava muito que o seu benfeitor continuasse a tratá-lo justamente se abandonasse a sua “jóia mais preciosa” por outra mulher.
Foi num jantar entre amigos que Carlos conheceu Joana, a melhor amiga de Madalena. Joana distinguia-se entre a multidão pela sua voluptuosidade de movimentos e rosto angélico, mas convidativo. As madeixas de cabelo castanho desciam-lhe gentilmente pelo rosto, escondendo de igual forma gentil os ombros delicados já cobertos pela alsa do vestido negro. Os olhos avelã perscrutavam, entediados e altivos, todos os convidados, e os lábios sedosos bebericavam casualmente a bebida. Estava claramente deslocada dos outros amigos de Madalena. Também Carlos julgava os amigos desta extremamente desinteressantes (até arrogantes), pelo que, com a maior das naturalidades (e sem qualquer intenção maliciosa), meteu conversa com a jovem solitária. Mas, o resto é história: no dia seguinte é um café, depois um flirt inocente, uma conversa prolongada e mais profunda, uma partilha de desejos e ambições e, quando se dá por ela, está-se apanhadinho por quem não se deve.
Carlos era esperto. Durante meses conseguiu manter esta dupla vida. Madalena não suspeitava. De certa forma, Carlos sentia remorsos por enganá-la, tão pura no seu sentimento. O que nutria por Joana, porém, ja há muito que passara a simples aventura. Com certeza, Carlos podia dizer que estava verdadeiramente apaixonado. Madalena era inteligente, dedicada e carinhosa. Carlos tinha por ela, apesar de tudo, carinho e a maior estima. Joana, por outro lado, era perspicaz, determinada (talvez um pouco teimosa) e confiante. O que Carlos sentia por ela consumia todas as horas do dia de todos os dias.

Estava consciente de que chegaria o dia em que teria que escolher. Ela obrigou-o a escolher. Carlos prometera-lhe que deixaria a mulher em breve, mas nunca teve coragem. Joana decidira fazê-lo por ele. Iria falar abertamente com Madalena e pôr um ponto final a tudo. Joana era, também, vingativa. Carlos sabia que, se não a escolhesse, esta agiria pelo puro impulso da rejeição.

Tinha agora que escolher: por um lado, tinha a vida confortável e o excelente emprego na empresa do sogro que o casamento com Madalena proporcionava. Não a amava como desejava, mas era mulher com quem passar o resto da vida. Por outro, se ficasse com Joana, a mulher por quem nunca sentira nada igual, teria que voltar à luta, aos empregos medíocres, ao constante apertar o cinto.

Carlos escolheu. São agora dez e meia da noite de um chuvoso e negro dia de Janeiro. Carlos conduz furiosamente estrada fora, amaldiçoando a sua sorte a cada metro. A vida até lhe corria bem. Aliás, nunca correra melhor! Então, porque tinha que se meter em enrascadas destas? Carlos dirige-se a uma rua da casa de Joana, a rua escura por onde Joana passa sempre quando volta do trabalho. Certamente, considerando o quão perigosa é a zona onde vive, não seria surpresa se, na manhã seguinte, alguém descobrisse o seu corpo morto, jazendo no meio dos contentores. É que, sabem, às vezes há assaltos que correm mal...

Carlos ama Joana. Muito! Só ele sabe como lhe vai custar rodear o seu frágil pescoço com os seus dedos brutos, e sentir os seus suspiros, e outro… outro… outro, até libertar o último, ainda quente, sempre doce, que lhe secará os lábios sedosos. Sabe, também, que esta tornar-se-á uma memória, com o tempo... Afinal de contas, o amor não enche barriga.

E, na vida, é preciso fazer escolhas...