

Mickey Spillane 1918-2006
Morreu com a idade de 88 anos o criador do célebre detective privado Mike Hammer. Spillane, cujo verdadeiro nome era Frank Morrison Spillane escreveu 24 livros, doze dos quais tinham como personagem central o por vezes cínico e sempre violento detective Mike Hammer.
Para a História dos romances policiais ficam títulos excepcionais, como "The Killing Man", "Vengeance is Mine" e ainda "Kiss me Deadly", este último adaptado em 1955 ao grande écran no que se tornou um clássico do cinema negro. O estilo literário de Spillane revela-se numa escrita violenta, brusca, cortante.
Tinha poucas pretensões literárias e disse uma vez que "Se o público gosta então é porque é bom". Um dos seus críticos, o escritor rival Raymond Chandler, descreveu o seu trabalho como não sendo mais "do que uma mistura de violência e pornografia".
Contudo, tais críticas passavam ao lado de Spillane: "Esses escritores com a mania que são importantes nunca se aperceberam do facto de que há mais consumidores de amendoins salgados do que de Caviar", pronunciou uma vez.
A partir de O lado Negro da Lua as nossas saudações and may Frank R.I.P. já que Mike Hammer viverá para sempre.
|